Roteirão por Salvador

Semíramis Moreira

semiramis.moreira@hurb.com

Um pacote para Salvador não é um simples passeio: é percorrer as ruas da cidade mergulhando na história e na cultura afro-brasileira. Hoje vamos mostrar todas as cores e sabores da capital baiana nesse roteirão incrível!

Terraço do Fera Palace Hotel

Onde: R. Chile, 20 – Centro Histórico.

O Fera Palace Hotel está localizado bem ao lado da Praça Castro Alves e seu terraço tema visão privilegiada da Baía de Todos os Santos. O local está aberto ao público e seu bar tem várias opções de drinques – aproveite e brinde o pôr de sol, que é belíssimo.

Parque São Bartolomeu

Onde: R. Deográcias Manoel dos Santos – Plataforma, bairro de Pirajá e a Enseada do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Um lugar perfeito para quem curte a natureza e buscas atividades de ecoturismo. Com grande biodiversidade, o parque tem quatro cachoeiras, manguezal e uma barragem, a do Rio do Cobre. O grande diferencial do parque está na preservação da cultura e historicidade da afro-brasileira, com guias para orientar e estrutura para receber o público. Vá pela manhã e não se esqueça de levar um lanchinho.

Capela de Nossa Senhora da Escada

Onde: Av. São Jorge de Escada, bairro de Escada.

Capela erigida no século XVI é uma relíquia que poucos conhecem em Salvador. Está situada em uma colina, na antiga aldeia indígena de Itacaranha, hoje subúrbio ferroviário de Salvador. A vista parcial da Baía de Todos os Santos é inigualável – nenhuma viagem romântica pode perder esse passeio!

Casa do Rio Vermelho

Onde: Rua Alagoinhas no 33, Rio Vermelho

Telefone +55 (71) 3333 1919 | Ter a Dom das 10:00 às 17:00

Situada na Rua Alagoinhas, 33, a Casa do Rio Vermelho é a casa onde viveu, por mais de 40 anos, o casal de escritores Zélia Gattai e Jorge Amado. Comprada em 1950, com a renda proveniente da venda dos direitos do romance “Gabriela Cravo e Canela” para a MGM, a casa sempre foi o reduto predileto de personalidades baianas como Glauber Rocha, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e os internacionais Jack Nicholson, Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Totalmente reformada pela Prefeitura de Salvador a casa hoje é um centro cultural e um museu que relembra as inesquecíveis obras desses ícones da literatura nacional.

Orla de Paripe de trem

Horário: diariamente das 06 às 20h

Um trem grafitado, plural, faz o trajeto de Calçada, Lobato, Itacaranha, Escada, Praia Grande e Paripe. Ao todo são 10 pontos cortando a orla de São Tomé de Paripe e você poderá registrar cenários únicos.

Salvador é o berço cultural do Brasil, suas inúmeras expressões culturais e paisagens naturais são o cenário perfeito para sua viagem de férias ou mesmo uma escapada fora de hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *